GESTÃO FINANCEIRA: 6 #CONSELHOS #ESSENCIAIS PARA O #SUCESSO

planejamento-financeiro-de-sucessoA gestão financeira é um dos pilares de uma empresa bem sucedida, pois é neste setor que grande parte do planejamento estratégico reside. Gerir o financeiro não é uma tarefa simples, mas pode ser menos complicada se você seguir um planejamento adequado.

Segue abaixo alguns conselhos:

#1- Separe as despesas da empresa das despesas pessoais

A primeira coisa a se fazer ao ter um pequeno negócio é abrir uma conta bancária empresarial. Além de ter vantagens que vão além das possibilidades de uma conta corrente de pessoa física, você garante organização e controle do seu fluxo de caixa.

E como ficam os seus recebimentos? Pois bem, é preciso definir um pró-labore para você, ou seja, um salário. Sim, o dono da empresa também recebe um salário! Deixe a participação nos lucros para ser divida com os seus funcionários ao final de cada ano, ou ser reservada para eventuais investimentos ou despesas.

#2 – Contabilize tudo que entra e tudo que sai

O fluxo de caixa é o controle de entradas e saídas do seu pequeno negócio e deve ser tão detalhado quanto possível. Liste as despesas fixas como contas de água, luz, telefone, entre outras, e as despesas variáveis, ou seja, aquelas relacionadas ao produto ou serviço que você oferece, está diretamente ligada ao lucro do seu negócio.

Faça um controle de contas a receber, que são os pagamentos de seus clientes. Para as vendas a prazo, realize uma projeção dos recebimentos, especificando mês a mês o que você tem a receber.

#3 – Calcule o preço do seu produto corretamente

A formação do preço de venda é crucial para que você mantenha seu negócio sustentável ao longo do tempo. Preços abaixo do mercado podem fazer sua empresa perder a lucratividade e colocam em risco a credibilidade dos seus produtos, enquanto preços acima do mercado podem deixar os seus produtos estocados nas prateleiras, sem vendas.

#4 – Como estipular o preço

Para fazer a formação de preço correta, você tem basicamente três opções:

Formação de preço sobre lucro: nesta categoria você define qual é o custo de produção do seu produto, (adiciona-se os custos administrativos sobre ele também), e soma-se a margem de lucro desejada para o seu negócio.

Formação de preço de acordo com o mercado: aqui você pesquisa qual é o preço praticado pela sua concorrência e estabelece o preço do seu produto. É uma metodologia arriscada, pois pode ser que o seu custo de produção seja maior ou menor que o do concorrente, e você saia perdendo no mercado.

Formação de preço sobre valor percebido: esta opção consiste em estabelecer o preço do seu produto de acordo com o valor percebido pelo seu cliente. É preciso antes de mais nada, calcular os custos operacionais do produto e ter a percepção de quanto o seu cliente pagaria por aquele bem.

#5 – Busque o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o momento em que todas as suas despesas são cobertas pelas suas receitas, ou seja, sua empresa passa a ser sustentável, pagando sozinha tudo o que gasta. A partir deste momento, a medida que as suas receitas crescem, você passa a lucrar com o seu negócio.

#6 – # BÔNUS # Utilize uma ferramenta para controlar suas finanças

Você pode optar por criar planilhas de controle financeiro, mas muitas vezes você necessita passar um longo tempo analisando-as. Como vivemos num momento e que o tempo é pessoal a melhor maneira de melhorar a gestão de seu tempo é investir  em uma ferramenta que automatize processos e dê relatórios valiosos de acompanhamento e performance financeira.

Um bom software de gestão financeira pode te ajudar nos seus principais controles e planejamentos, contribuindo para a tomada de decisão no seu negócio e otimizando o seu tempo.

Conclusão

E você, está pronto colocar em prática os conselhos apresentados na gestão financeira da sua empresa? Se quiser uma “ajudinha” oferecemos o ZeroPaper, uma ferramenta eficiente para gerir as finanças de suas empresas.

Gostou desse artigo? Se ele te ajudou de alguma forma, conte-nos aqui nos comentários.

Não deixe de compartilhar com seus amigos.