FALTA DE DISCIPLINA: COMO COMBATÊ-LA DEFINITIVAMENTE?

Você é uma pessoa assim?

Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam é a falta de disciplina. Muitas até  têm metas que pretendem atingir, mas lhes falta a disciplina necessária para conquistar tais objetivos/metas.

Você já sentiu alguma vez um verdadeiro “zero a esquerda” por não alcançar seus objetivos e metas?

Todos nos já passamos por essa situação atípica alguma vez. Porém ter essa postura não nos faz muito bem, pelo contrário, faz a gente fracassar cada vez mais.

A coisa certa a fazer é enfrentar os desafios, com foco, disciplina e motivação.

Disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação.

A disciplina é uma das qualidades mais difíceis de serem desenvolvidas, principalmente porque vivemos num mundo tão cheio de estímulos, tão cheio de possibilidades e oportunidades que é muito fácil se dispersar e perder o foco.

Um dos segredos  é que ela requer sistemas organizados para funcionar adequadamente e se sustentar frente aos estímulos dispersantes e desafios desmotivadores. Porém só funciona bem quando está em conjunto com a criação de hábitos e rotinas específicas.

Preparado para combater sua falta de disciplina?

#Vamos #Juntos…

Combatendo a falta de disciplina

#PASSO 1#: Perdoe-seperdoar

Você não é perfeito. Ninguém é. Perceba que se debater, resmungar, ficar triste só vai piorar as coisas. Quando enfrentar alguma situação desastrosa em sua vida, ao invés de desesperar, resmungar e ficar chateado, faça diferente. Respire fundo, lentamente e deixe isso pra lá. Perdoe-se e siga em frente.

#PASSO 2#: Perceba que a disciplina é uma ilusãofalta-de-disciplina

Mesmo a disciplina sendo um conceito largamente conhecido, ela na verdade não existe. Não é uma coisa que se possa realmente fazer.

“As pessoas dizem que ter disciplina é se esforçar para fazer algo que não querem fazer”. Mas como você faz isso? Que habilidade é necessária? Pense sobre isso.

Não há uma habilidade. Trata-se apenas de se comprometer a fazer algo que você não quer fazer. E isso requer motivação.

Sem motivação, você não será capaz de se comprometer com absolutamente nada. Então a motivação é o principal conceito. É algo real, que você pode aprender como fazer.

#PASSO 3#: Motive-se sempremotivacao

Qual é a sua motivação para perseguir a meta ou hábito? Como você vai manter a motivação quando você luta?

Tenha motivações muito fortes para fazer alguma coisa. Comprometa-se publicamente. Quanto das coisa ficarem complicadas, lembre-se de sua motivação, pois ela vai te colocar pra frente – que é mais poderoso do que tentar focar no esforço da disciplina.

Focar no que te motiva é bem mais efetivo que focar no esforço exigido pela disciplina.

#PASSO 4#: Torne mais fácilmelhor-versao

Ter disciplina é difícil, porque qualquer que seja a tarefa que pretende ou tente fazer também e difícil. Ao invés disso, torne essa tarefa mais fácil. Remova barreiras.

Você está tendo dificuldade em se exercitar? Torne isso ridicularmente fácil, exercitando-se apenas por 5 minutos.

Mas qual a necessidade em se exercitar por apenas 5 minutos?

Você estará criando um hábito, e não entrando em forma da noite para o dia. Os 5 minutos de exercício terá um mínimo impacto na sua saúde, mas fará com que se exercitar se torne super fácil.

Se você conseguir fazer isso por 30 dias consecutivos, terá agora um hábito de exercício. Você odeia acordar cedo para ir à academia? Então exercite-se em casa. Procure um horário alternativo como no horário de almoço ou após o trabalho.

#PASSO 5: Concentre-se no prazerprazer

É difícil se esforçar e ter disciplina quando você detesta fazer algo.

Encontre algo agradável que goste de fazer. Se não gosta de correr/malhar, tente fazer isso ouvindo uma boa música, ou procure um parceiro ou amigo para exercitar com você. Foque nesse aspecto divertido.

Encontre meios de transformar suas tarefas, seja no trabalho ou em casa em algo divertido de se fazer. Mantenha o foco no que te motiva a fazer aquilo, e não em simplesmente em algo que “tem o dever de fazer”.

#PASSO 6#: Repitarepetir

Você vai inevitavelmente cair em algum momento, não importa o quão disciplinado você for. Infelizmente, as pessoas costumam interpretar estas situações de maneira errônea, pois tendem a interpretar isso como se não tivessem disciplina “Isso aconteceu porque me falta disciplina” e então se recriminam e desistem.

Lembre-se que isso é apenas uma pedra que se no caminho.

Então levante, sacuda a poeira e faça novamente.

Comece a partir do passo 1 e faça tudo novamente.

Conclusão

Aqui está o guia completo para combater a falta de disciplina, manter-se motivado e consequentemente obter melhores resultados.

Mude seu estilo de vida e seja mais produtivo.

Eai, esse artigo ajudou ou inspirou você de alguma forma? Conte-nos aqui na caixa de comentários.

Não deixe de compartilhar com seus amigos.

Um forte abraço.