Muitas pessoas não se dão conta que um dos fatores fundamentais para o sucesso financeiro é nossa mentalidade financeira, ou seja, é aquele modelo mental que temos sobre o dinheiro e sobre as pessoas que os possuem.
Infelizmente, a maioria delas tem uma mentalidade negativa sobre riqueza e grande parte delas nem se dá conta disso. Elas simplesmente fazem isso de forma inconsciente.
Você já deve ter ouvido alguém falar frases do tipo:
“Na bíblia diz que os ricos não entraram no reino dos céus porque eles são avarentos. Então vou ser pobre mesmo”.
“Eu odeio pessoas ricas, pois elas são mesquinhas”.
“Os ricos são assim porque ganham dinheiro nas costas dos outros”.
“Pessoas ricas, são pessoas corruptas”.
Entender que o dinheiro é bom e pode sim trazer felicidade para nossas vidas não basta; é preciso mudar nossa visão sobre dinheiro e entender o verdadeiro sentido da riqueza em nossas vidas.
A riqueza si só não é boa nem ruim, porém ela tem o poder de potencializar o caráter das pessoas que a possuem.
Se você for uma pessoa generosa, a riqueza te tornará ainda mais generoso. Se porventura você for uma pessoa egoísta, ela te tornará ainda mais egoísta.
Ficou curioso para saber as diferenças de mentalidade financeira entre ricos, classe média e dos pobres?
Vamos lá…
A diferença da mentalidade financeira entre os ricos, classe média e pobres
Mentalidade de Riqueza
Os ricos se sentem merecedores do dinheiro abundante, enquanto que as pessoas de classe média querem ter dinheiro apenas para pagar seu conforto e prazer imediato.
Já os pobres eles buscam ter dinheiro apenas para pagar as contas no final do mês. Para eles sobreviver é um grande milagre de Deus.
Mentalidade de relacionar-se
Os ricos admiram outras pessoas ricas. Já as pessoas da classe média têm inveja ou acham que os ricos são assim porque são sortudos ou corruptos.
Os pobres são verdadeiros “pobres de espírito”, pois sentem mágoas e ressentimentos das pessoas ricas, “porque eles são ricos e eu não”.
Mentalidade do Dinheiro
Os ricos pensam em “ativos”. Falam sobre o seu patrimônio líquido, ou seja, os seus bens e direitos conquistados.
A Classe média, por sua vez, tem como assunto predileto de discussão os seus bens materiais voláteis (carro, relógio, smartphones, aqueles tênis da moda, etc) e os salários que ganham.
Enquanto que os Pobres falam somente sobre direitos trabalhistas, seguros, planos de saúde e demais benefícios do governo (bolsa família, tarifa social, entre outros).
Atitudes das pessoas ricas das demais
Além de ter uma mentalidade financeira próspera eles se diferenciam das outras pessoas através de três atitudes:
Visão
Diferentemente dos outros os ricos são sonham acordado, são questionadores e extremamente visionários, ou seja, tem a capacidade de enxergar as coisas antes mesmo que elas aconteçam.
Coragem
É uma outra atitude que os ricos têm presente em suas vidas. Os ricos correm riscos, mas seus riscos são totalmente calculados. Além disso, são disciplinados, persistentes, enfrentam o medo como ninguém.
Competência
Você já viu alguma pessoa rica incompetente? Não há espaço para a incompetência.
A grande diferença está na sua experiência e conhecimento técnico aprofundado naquela área ou nicho que atua. São pessoas que fazem acontecer.
De que lado você está?
Está do lado das pessoas ricas que prosperam ou do lado dos que buscam prazeres imediatos e que reclamam da vida? Onde você se encaixa?
Para prosperar financeiramente é preciso mudar sua a forma com que você vê o dinheiro e a riqueza, sua mentalidade financeira. É SER e PENSAR diferente dos demais.
Em suma, é ser uma pessoa visionária, corajosa e que tenha habilidade e conhecimento.
Portanto, amplie seus horizontes e desenvolva uma nova mentalidade financeira. Assim, você irá trabalhar seu inconsciente para aceitar de bom grado o fluxo de dinheiro para a sua vida, ao invés de afastá-lo de você devido a um modelo mental distorcido.
Eai, gostou desse artigo?
Inspirou você de alguma forma a pensar #fora da #caixa?Conte-nos aqui na caixa de comentários. Queremos muito saber sua opinião.
Não deixe de compartilhar com seus amigos.