Enriquecer é fácil quando se tem algum tipo de privilégio: acertar na loteria, se tornar celebridade ou ter uma ideia brilhante (alô Zuckerberg!).
Provavelmente você conhece pessoas que se encaixam no perfil acima. Histórias dignas de livros, bonitas, que servem pra levantar nossa moral e dar palestras motivacionais.
Fique sabendo que há várias outras formas de se enriquecer e é esse o tema deste texto. Há um caminho que não exige manobras radicais, exposição, sorte e nem diploma universitário. Esse caminho está descrito passo-a-passo no livro O Homem Mais Rico da Babilônia.
Se você não tem tempo suficiente pra ler o livro todo, quero compartilhar o resumo do livro O Homem Mais Rico da Babilônia que preparamos especialmente para esses leitores mais ocupados.
Sabe aquele livro que conta uma história simples, cheia de boas verdades e com uma linguagem super acessível? É desse tipo. Não é um livro de investimento, nem sobre formas rápidas de enriquecer facilmente. É um livro pé no chão, lúcido, que leva em conta a jornada de um homem até o enriquecimento. Um livro para quem precisa começar do básico, do início.
A história de Arkad, o homem mais rico da Babilônia
Com linguagem natural e fácil de entender, o livro conta a história de Arkad, um homem que busca o apoio de seu mestre para alcançar a riqueza. O transcorrer da história é muito bacana: aprendemos junto com ele a vencer as dívidas, a reservar os 10% sagrados (que não vamos gastar nunca), a investir em conhecimento e, finalmente, a investir nossas reservas.
Arkad nos ensina que, pra enriquecer, precisamos seguir alguns passos e ser pacientes e disciplinados. O primeiro passo é trabalhar e se dedicar bastante ao seu trabalho, buscar fontes alternativas de renda é uma boa opção. Essas alternativas precisam ser seguras, claro. Até aí tudo bem, todos nós trabalhamos todos os dias (ou tentamos, né?!) e estamos sempre buscando melhores oportunidades.
O segundo passo é poupar, no mínimo, 10% do que se ganha. Se conseguir guardar mais, melhor ainda! Aqui a gente começa a se coçar, pois nem todos guardam, não é mesmo?! Se você tá nesse time, agora é a hora de rever seus hábitos! 😉
Investir é o terceiro passo, mas, cuidado: antes de investir, precisamos estudar, adquirir conhecimento, buscar informações confiáveis e precisas. Muitos pecam, justamente, nesse passo e têm de recomeçar o processo todo novamente, pois investem em algo duvidoso e incerto e acabam perdendo suas economias.
Portanto, enquanto trabalha e poupa, vá pesquisando, estudando as diferentes possibilidades de investimento, conversando com pessoas experientes e se preparando para o momento que for investir. Fazer um investimento com segurança e confiança é a melhor decisão dentro desse processo, é o que vai te aproximar da riqueza ou te afastar mais ainda.
Agora é que vem o segredo, porque o último passo é uma verdadeira pegadinha que muitos caem e acabam perdendo sua riqueza entre as mãos: reinvista aquilo que lucrou. Isso mesmo! Não gaste, e invista novamente, até chegar num ponto em que esteja seguro financeiramente e estável pra poder gozar de alguns benefícios que a riqueza pode trazer.
Muita gente se perde nessa etapa e começa a viver uma vida mais confortável, se dando ao direito de usufruir de produtos e serviços mais caros. Isso não é errado, mas se você não tem riqueza suficiente pra suportar e manter esse status, logo vai perder tudo o que conquistou ou pior, vai contrair dívidas para manter o status (e geralmente é isso que ocorre).
E, como o livro ensina, é importante ter o auxílio de um mentor quando for investir seu dinheiro. Precisa ser alguém em quem confie acima de tudo. Procure por pessoas experientes, profissionais e especialistas, que possam ocupar essa posição e direcionar você ao melhor caminho, em direção ao que busca como riqueza.
E quando falamos em confiar, não quer dizer aceitar e seguir cegamente esse mestre. Afinal, qualquer um é passível de erro. Por isso, é importante manter seu senso crítico, fazer a lição de casa e ser firme nas decisões de poupar.
Leia livros de educação financeira, acompanhe blogs como o Educar Finanças, que sempre traz conteúdos e novidades sobre o assunto. Investir em você é uma ótima oportunidade de expandir seus conhecimentos, portanto, cursos e palestras são sempre bem-vindos também.
Essas e muitas outras dicas você pode conferir no livro ou no resumo que falamos aqui no texto. Além de acompanhar o desenrolar da história e de como Arkad conquistou a sua riqueza. Se você não curte muito ler, temos o resumo comentado em vídeo do livro O Homem Mais Rico da Babilônia.
Créditos da imagem: Arata Academy
Gostou do artigo? Se ele te ajudou você de alguma forma, conte-nos aqui na caixa de comentários
Se curtiu, não deixe de compartilhar com seus amigos.