Você já encontrou o trabalho da sua vida?
Se sua resposta for não, então não se preocupe pois você não é a única pessoa que busca intensamente encontrar o trabalho ideal.
Muitas desejam ter um trabalho que lhe dê tranquilidade financeira, estabilidade, conforto e ao mesmo tempo flexibilidade para que tenha tempo de cuidar da família e dos filhos, passear, entre outras coisas.
Então fique comigo, pois logo vou te ensinar como encontrar de fato o trabalho que tanto almeja, o seu trabalho “ideal”, aquele que corresponda todos seus anseios.
Mas antes, quero te contar algo…
Há alguns dias me senti desse jeito, que estava faltando algo que me fizesse sentir feliz realizado.
Passei praticamente o dia todo refletindo sobre “ um trabalho ideal” que me pudesse trazer tudo o que falei acima.
Posso te afirmar que não consegui encontra-lo ainda, mas lendo um artigo percebi que não tinha “foco” nos meus planos.
Percebi que planejava, criava o roteiro do meu caminho a ser percorrido e até conseguia chegar ao destino, mas meus resultados não era algo que me fazia ficar radiante, apesar de ser um excelente resultado.
As vezes tentava concretizar mais de um de meus planos ao mesmo tempo e acaba perdendo o foco.
Mas foi lendo um artigo, percebi que poderia aplicar aqueles ensinamentos em minha vida.
No início da leitura parecia algo tão inútil, mas ao ler a fundo fiquei encantando e decidi aplicar aquilo em minha vida.
Foi um grande exercício que fiz, mas valeu a pena.
É um exercício que de fato parece ser simples, porém é necessário que tenha foco e concentração para que ele realmente funcione.
Vamos nos conectar?
Antes de iniciar, é importante que você se desconecte do mundo externo e se conecte a você mesmo.
Desvie-se de qualquer distração (deslige o celular, internet, facebook, Skype, WhatsApp) e esteja em um ambiente que te relaxe e faça você sintonizar a você mesmo.
Uma boa alternativa é ir ao parque, a um bosque ou até mesmo uma pousada. Se porventura, não dispor dessas condições, pode fazer dentro de sua casa.
Está preparado?
Vem comigo…
Como encontrar o trabalho da sua vida?
Material necessário: Folhas de papel, caneta (e concentração).
#1 – Preparação
Reserve um local para realizar esta atividade, que seja quieta, arejado, que te faça sentir bem. Se quiser coloque uma música instrumental (Existem várias na internet que podem ser baixadas gratuitamente).
Opte por músicas instrumentais que contenham os sons de elementos da natureza, como: Vento, água, fogo, pássaros, entre outros.
Coloque-a no volume baixo e tente-se se conectar a você.
Lembre-se que as respostas estão dentro de você. Não tenha pressa, pois pode levar algum tempo para compreender o que realmente está dentro de você.
#2 – Criando a sua mandala
Para quem não conhece, mandala são como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.
A Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
Numa folha de papel, desenhe uma mandala.
Ela será formada por um Círculo Maior ao centro, e outros 4 círculos menores a sua volta.
#3) Escrevendo na sua mandala
No círculo maior, irá escrever algo que para você é realmente imprescindível para que seja feliz a realizar algum trabalho.
Tem que ser aquilo de que nunca vai abrir mão em ter no seu trabalho.
Segue alguns exemplos: liberdade, flexibilidade, salário alto, espaço para exercer a criatividade, trabalho que envolva viagens, contrato de trabalho, estabilidade, e assim por diante….
Parece ser fácil, mas é um desafio realizar esta primeira atividade.
Você notou o quão é complicado escolher uma prioridade, entre as várias outras coisas que são importantes para nós?
Já parou alguma vez para pensar nisso? Se sim, talvez consiga avançar um pouco mais rápido.
Se é a primeira sua vez, não se preocupe. Pode passar algum tempo para você decidir.
“Lembre-se que o que está fazendo agora é um investimento de tempo que irá te poupar muitas horas no futuro”.
Nos outros 4 círculos a volta, escreva 4 outras coisas que também são realmente importantes para você no seu trabalho. Mais uma vez, gaste algum tempo pensando nisso.
Faça o exercício com foco. Se não, é melhor nem começar, pois poderá deixá-lo ainda mais confuso no final.
Deixe seus pensamentos fluírem, através das notas musicais e de seu interior….
#4 – Estabelecendo as prioridades reais
Depois montar sua mandala, agora chegou a hora de determinar as reais prioridades nela.
Das 4 descritas nos círculos menores, você poderá manter somente 3 delas.
Que desafio heim?
A prioridade do círculo central já está definida e não pode ser mudada. Precisa agora escolher 2 (duas) entre as 4 coisas que escreveu nos círculos externos.
Esta é uma parte muito importante do exercício, porque para conseguir ser bem-sucedido em algo, é preciso determinar prioridades.
Muitas pessoas não conseguem especializar-se numa coisa apenas, porque dividem o seu tempo em diversas outras, em vez de se focarem numa só e fazê-la resultar.
Isso não quer dizer que não possa trabalhar com várias coisas durante a vida, mas significa que precisa de trabalhar uma vez com cada uma delas, para conseguir dar atenção total ao projeto.
#5 – Definindo o seu trabalho…
UFA…
Agora você já tem 3 fatores que são essenciais para o fazer feliz no trabalho.
Agora precisa fazer uma lista com diversas profissões/funções que gostaria de realizar, e com as quais se imaginaria feliz trabalhando diariamente.
Liste desde as mais óbvias, passando pelas mais absurdas, e também listando aquelas que nem existem ainda, mas gostaria de cria-las.
#6 – Delimitando o seu trabalho…
Vamos lá…
Não desamine, pois está perto de chegar ao resultado mais que esperado.
O que tem a fazer agora é riscar da lista todas as profissões que não lhe permitiriam manter os 3 itens essenciais para sua felicidade que descobriu ao construir sua mandala.
Se uma das palavras finais da sua mandala era “flexibilidade”, irá riscar da lista todas as opções de profissões que não lhe permitam ter flexibilidade, e assim por diante.
Se fizer este exercício com foco e dedicação, ao final dele, vai conseguir ter em suas mãos algumas das mais preciosas opções para começar a reprogramar sua vida profissional focando-se mais na sua felicidade.
Conclusão
Esta é apenas uma técnica que você pode utilizar para desenhar o seu futuro profissional.
Vale a pena lembrar que este exercício da mandada pode ser aplicado nas várias facetas de sua vida: seja profissional, pessoal, conjugal, financeira, entre outros.
Este é um poderoso instrumento de investigação para promover o processo de mudança. Por fim, deixo aqui o meu último recado…
“ Seja feliz fazendo escolhas importantes para sua vida”
Eai, o que achou desse artigo, ajudou você de alguma forma?
Conte-nos aqui na caixa de comentários. Não deixe de compartilhar com seus amigos.