Você porventura, já conseguiu alguma vez fazer sobrar dinheiro no final do mês, mantendo suas contas em dia?
A grande verdade é que esta não é uma tarefa tão fácil pra nós dos dias de hoje. São tantas coisas para pagar, tantos compromissos a honrar e pra piorar um pouquinho com essa nossa mídia “batendo em cima” da tecla todos os dias para gastarmos cada vez mais, tem ficado cada vez mais difícil fazer sobrar dinheiro no final mês.
De fato estamos enfrentando um momento complicado na nossa economia. Houve o aumento da inflação afetando diretamente a nossa alimentação e produtos de uso pessoal. Atrelada a inflação veio a elevação das taxas de juros e o aumento da taxa de desemprego.
É inegável que o momento econômico do país contribui para o aumento do endividamento, mas não podemos colocar a culpa apenas nisso. É um momento para refletir e repensar algumas de nossas práticas de consumo.
O grande segredo para fazer sobrar dinheiro no final do mês esta em “gastar menos do que se ganha”.
É necessário criar o hábito de monitorar o seu orçamento, efetuar um mapeamento de sua vida financeira. E por meio desse hábito, você poderá não somente chegar ao final do mês sobrando dinheiro, como poderá realizar os seus maiores sonhos.
Para te ajudar a concretizar o sonho de terminar o mês com dinheiro no bolso compartilho abaixo 4 dicas infalíveis para amarrar o seu dinheiro no seu bolso. Descubra, a partir de agora, quais são elas.
Dica #1 – Mapeie o seu orçamento
Para saber exatamente o quanto você ganha e gasta é necessário efetuar o monitoramento de seu orçamento.
Por meio desse monitoramento, você ira mapear todos os seus gastos. Você saberá detalhadamente onde está gastando o seu dinheiro. Esse passo é fundamental para avaliar o seu orçamento e poder identificar possíveis gastos fantasmas.
Para efetuar esse mapeamento, você pode utilizar uma agenda, um caderno ou uma Planilha de Orçamento Mensal.
Se não está sobrando dinheiro no final do mês, mais do que nunca, você deve utilizar a tática das pessoas que sabem o quanto gastam e o que fazem para manter seu orçamento em ordem. Sem esse processo será muito difícil chegar ao final do mês com dinheiro.
Portanto, a primeira dica e o primeiro passo que você deve efetuar para colocar ordem em seu orçamento é mapear por pelo menos 3 meses seguidos os seus gastos. Anote tudo, desde o cafezinho na padaria, a gorjeta ou a moeda entregue no estacionamento.
Dica #2 – Defina seus Objetivos
A segunda dica é refletir e definir quais são os seu objetivos de curto, médio e longo prazo. Sem um objetivo definido, você e seu orçamento ficam a mercê dos acontecimentos do dia a dia.
Isso faz com que você transfira o transtorno das dívidas, da falta de dinheiro ou de qualquer outro problema para terceiros como: os políticos, o governo, os bancos, entre outros.
Defina seus objetivos e assuma as responsabilidades pelos seus atos. Será muito mais fácil reverter algum problema relacionado a seus objetivos do que os relacionados a problemas externos.
Quando você define seus objetivos, você tem muito mais forças para atravessar as dificuldades que aparecem ao longo do caminho.
Outro grande benefício é que seu foco sempre estará em sua realização, com isso, você ficará imune aos estímulos das propagandas de marketing e ao consumo de produtos e serviços que não agregam valor a sua vida.
Dica #3 – Elimine suas Dívidas
Existe dívidas boas e dívida ruins. Quando você faz uma dívida por meio de um planejamento e que está de acordo com seus objetivos, essa é considerada uma dívida boa.
Porém, a maioria das pessoas possuem dívidas ruins que estão atreladas ao uso do cheque especial, do rotativo do cartão de crédito ou um carnê de alguma compra efetuada sem o devido planejamento.
Para fazer sobrar dinheiro no final do mês é fundamental que você não faça e elimine todas as dívidas ruins. O crédito está disponível para todos, mas somente as pessoas organizadas é que o utilizam de forma consciente e inteligente.
Para ajudá-lo nesta trajetória, criei o [Infográfico] Como Eliminar as Dívidas. Neste infográfico, você encontrará um passo a passo para eliminar as dívidas e nunca mais entrar para o grupo dos endividados.
Dica #4 – Crie uma Reserva de Emergência
A Reserva de Emergência é primordial para que possamos utilizar contra as adversidades que aparecerão ao longo do caminho na busca de nossos objetivos.
Para constituir sua reserva de emergência será necessário compromisso e disciplina, juntamente com objetivos claros e realistas; a energia dedicada para criá-la será recompensada pela tranquilidade futura.
Mesmo que você crie um planejamento detalhado, pode aparecer alguns imprevistos no meio do caminho. É praticamente impossível prever todos os gastos extraordinários.
Sem um colchão de emergência você ficará a deriva dos problemas do dia a dia. Pois, problemas podem aparecer na vida de qualquer pessoa a qualquer hora.
Imagine que acabou de acontecer um imprevisto na sua vida, você ficou desempregado. Este problema fez você perder a sua renda mensal. Sem um colchão de emergência, você é obrigado a recorrer e se sujeitar aos altos juros dos empréstimos bancários.
Com uma reserva de emergência, você poderá atravessar essa adversidade com mais tranquilidade, pois poderá utilizar esse colchão para os gastos mensais, até conquistar outro emprego e, poderá até escolher o emprego que desejar por conta da tranquilidade imposta pelo seu colchão de emergência.
Conclusão
Para fazer sobrar dinheiro no final do mês, é necessário compromisso e dedicação para efetuar os passos relacionados.
Outro fator importante é a busca pela informação e pelo conhecimento. A Educação Financeira é primordial nessas horas e, nós do Resenha Virtual, assim como, o Educar Finanças temos o objetivo de compartilhar a experiência que obtivemos ao longo dos anos.
Portanto, não poupe esforços para alcançar seus objetivos. São seus sonhos que lhe dão forças para continuar batalhando pelo que tanto almeja. Então, muita força e fé que você irá chegar lá.
Eai, gostou desse artigo?
Estamos ansiosos em saber. Conte-nos aqui na caixa de comentários.
Se esta mensagem foi importante para você, não deixe de compartilha-lá com seus amigos nas redes sociais. Nos ajude a multiplicar essa idéia.