Você está cansado de ficar correndo atrás de fórmulas secretas para alcançar sucesso e independência financeira. Todos os dias tem buscado intensamente algo que te traga prazer, liberdade e lhe dê retorno financeiro?
Pode acreditar. Eu também já passei por isso. Busquei durante anos algo que me “trouxesse dinheiro” rápido e que me proporcionasse a minha tão sonhada liberdade e independência financeira.
Investi muito dinheiro em diversos programas e cursos que traziam na sua estrutura o slogan
“Seja um milionário”
“Aplique esta fórmula secreta para ficar milionário como eu”
E assim por diante…
Não estou aqui para julgar se isto é certo ou errado, mas ao longo desses anos percebi que estava trilhando o meu caminho de forma errada.
O grande erro que cometi foi de ter colocado “o meu foco e toda minha energia estava concentrada apenas no ganhar dinheiro”.
Não estava preocupado em criar soluções, em ajudá-las a superar seus medos e desafios. O que fazia ela sair anunciar como ganhar dinheiro.
O resultado de tudo isso você já sabe…
“Não ganhei dinheiro algum durante esse tempo. Ao invés disso perdi muito dinheiro”.
Como se não bastasse perder dinheiro, passei a me sentir uma pessoa infeliz, pois o que vendia não fazia sentido algum pra mim e por isso como poderia fazer sentido para os outros que me cercavam. Era algo muito frustrante e me incomodava
A grande virada
Num belo dia ensolarado, acordei super com a sensação de que algo iria mudar minha vida. Me lembro até hoje, era um sábado.
Fui logo tomar o meu café, organizar a casa e como de costume sentei a frente do meu notebook para chegar alguns e-mails que havia recebido.
Me deparei com um artigo que dizia “Que legado você deixaria se morresse hoje?“. Quase de forma automática cliquei naquele email e comecei a lê-lo.
Nele contava a história de Steve Jobs, um homem brilhante que revolucionou a tecnologia da informação e também 10 lições de vida que havia deixado como seu legado. Li atentamente todo o texto contido naquele email e me comprometi em aplicá-las ao longo da minha vida.
Esta curioso para saber quais são elas?
Vamos lá…
O legado que Steve Jobs deixa para nós
#Lição 1: As inovações mais permanentes unem arte e ciência
Esse foi o grande diferencial da Apple em relação às concorrentes. Em sua equipe, Jobs sempre teve pessoas com formações em áreas como antropologia, arte, história e poesia. Ele foi mestre em aliar às novidades tecnológicas a um design simples e interessante, que foi a chave de seu sucesso.
#Lição 2: Para criar o futuro, ouvir o cliente é perda de tempo
A teoria diz para testar produtos em fase de desenvolvimento com seus clientes antes de lançá-los no mercado. Jobs sempre achou isso uma perda de tempo. Consumidores nem sempre sabem o que querem – ainda mais se é algo que nunca viram, ouviram ou tocaram. Jobs confiava mais em si mesmo.
#Lição 3: Nunca tenha medo de fracassar
Ser demitido da empresa que criou por um funcionário que ele mesmo contratou foi uma das situações mais embaraçosas no mundo dos negócios das últimas décadas. Mas nem por isso Jobs desistiu, mas continuou a seguir seus sonhos. Também foi incansável na luta contra a vida, desde que foi diagnosticado oito anos atrás com câncer de pâncreas.
Ele aprendeu a viver cada dia com coragem e lutar por sua paixão, conforme pode ser visto em um emocionante discurso que Jobs fez a alunos da Universidade de Stanford, em 2005.
#Lição 4: As coisas ficam mais claras com o tempo
O executivo aprendeu a não se preocupar tanto com imprevistos e coisas que pareciam não dar certo em sua vida. Nem sempre é possível entender de antemão os motivos, mas com o tempo fica mais fácil “ligar os pontos”. Na realidade, esses imprevistos podem se tornar nas sementes de um sucesso imenso no futuro.
#Lição 5: Escute sua voz interior
Steve Jobs foi um homem que seguiu sua voz interior. Ele tinha um plano e lutava por isso. Queria construir computadores. Muitos se contentam com uma profissão para agradar aos pais ou porque o salário é bom. Jobs não. Fez o que amava e mudou o mundo com isso. Nem sempre é fácil ter coragem para enfrentar o mundo e correr atrás dos sonhos. Mas pode valer a pena.
#Lição 6: Espere muito de si mesmo e dos outros
O co-fundador da Apple não era exatamente “bonzinho”. Quem trabalhou com ele conta que Jobs costumava gritar com funcionários. Era um controlador, um perfeccionista. Ele era apaixonado pelo que fazia e por isso queria o melhor dele mesmo e dos outros. Se não fossem capazes de dar o melhor, que fossem embora – ele não queria pessoas assim por perto.
#Lição 7: Não se preocupe em estar certo. Preocupe-se em ser bem-sucedido
O exemplo de Jobs mostra que não se pode estar tão preocupado com a sua visão sobre como um produto vai funcionar, a ponto de esquecer a realidade. Estar certo sobre um assunto não é o mais importante. O fundamental é reconhecer quando algo precisa ser feito de algo para poder ser um sucesso. Se não abrisse mão de algumas de suas “verdades”, a Apple nunca teria conseguido lançar o Mac.
#Lição 8: Esteja sempre cercado de pessoas talentosas
Pode até parecer, mas a Apple não é Steve Jobs. O executivo se cercou de pessoas muito talentosas, que não recebem o crédito que merecem. O fato de que o preço das ações da Apple continua a se sustentar desde que o executivo teve de renunciar ao comando da companhia mostra a força da equipe.
#Lição 9: Continue com fome. Continue tolo
Foi com essas palavras que Steve Jobs encerrou seu discurso aos alunos de Stanford. Ele contou que costumava ler quando era jovem a enciclopédia “The Whole Earth Catalog” (O Catálogo de toda a Terra) – uma espécie de Google dos tempos pré-internet. Na contracapa de cada livro havia uma foto de uma estrada em uma manhã ensolarada e os dizeres: “Continue com fome. Continue tolo”. “Sempre desejei isso para mim mesmo”, disse Jobs aos alunos. “E agora, eu desejo isso para vocês”.
Clique aqui e veja o discurso completo Discurso – Steve Jobs na Universidade de Stanford – 2005
#Lição 10: Tudo é possível com trabalho árduo, determinação e visão
Embora fosse o maior CEO de todos os tempos e o pai da computação moderna, na realidade Jobs era só um homem. O que faz pensar que todos têm potencial para ser como ele. Ele fundou a Apple, depois foi demitido da empresa, voltou à companhia na hora de salvá-la da falência e fez dela um dos maiores impérios corporativos do mundo. Você também pode.
Conclusão
Após ter colocado em prática essas lições a GRANDE VIRADA se concretizou em minha vida.
A partir dai entender realmente que a minha missão e meu propósito aqui na terra não era de “ganhar dinheiro“, mas sim em fazer algo que ajudasse outras pessoas a resolverem seus anseios, problemas, dificuldades e que me trouxesse liberdade, crescimento pessoal, intelectual e aquele paz interior que tanto almejava.
Como consequência dessa mudança de mentalidade, que o dinheiro passou a se incorporar na minha vida.
Percebi que ajudar as pessoas e mostrar que elas eram realmente capazes de solucionar seus problemas, dificuldades e desafios, sem me preocupar com o que ganharia com isso, elas começaram a me “pagar por isso”.
Como toda essa reviravolta em minha vida eu pude compreender de fato que não basta ter grandes idéias. É necessário colocá-las em prática; é fazer o seu sonho acontecer.
E aprendi também que é preciso
Gerar valor primeiro as pessoas. O dinheiro virá como resultado/fruto do seu trabalho.
Eai, gostou desse artigo?
Você concorda com a minha opinião? Estamos ansiosos em saber. Conte-nos aqui na caixa de comentários.
Não deixe de compartilhar essa mensagem com seus amigos.