Estamos enfrentando algo surreal, que parou completamente a vida de muitas pessoas. Se não esteja enganado, a maior Pandemia Mundial que nosso planeta vivencia. Essa “COVID 19” tem nos deixado totalmente desequilibrados, seja, financeiramente, fisicamente e emocionalmente. Há momentos que essa situação tem nos deixados paranóicos. A frase que mais se tem ecoado nas nossas mentes é “Fique em Casa”. Eai, como ser produtivo nesse caos?
Eu vivo um momento ímpar em minha vida neste momento. Por algumas razões nos mudamos no final do ano passado e iniciamos uma nova jornada em nossas vidas.
Abdiquei de meu emprego público (efetivo), em prol de ficar perto de minha família. Mas, o que não esperava era ficar praticamente 120 dias em casa de quarentena.
“A minha vida passou a ser definitivamente dentro de casa”
Foi uma mudança radical em minha vida e também da minha família. Tive que me reinventar, para conseguir dar conta de tudo.
Foi uma verdadeira loucura no início, pois tudo que havíamos planejado tinha caído por terra e era preciso urgentemente replanejar nossas vidas. Tive que me adequar em meus projetos, negócios, estudo, trabalho, cuidado com meu filho, e assim por diante…
Com o isolamento social e as restrições impostas pelas autoridades sanitárias e governamentais a coisa ficou ainda pior.
“A vida passou a ser definitivamente dentro de casa”
Com a suspensão das aulas, meu filho de 3 anos e 11 meses passou a conviver comigo de fato 24 horas por dia.
Imagine você, com um filho esperto dizendo a todo o momento. Pai vamos brincar…, Pai vamos assistir desenho…, Quero sair, quero passear pai…, Pai, não quero fazer a tarefa da escola…, Não quero tomar banho…
É uma verdadeira loucura!!!
No início foi algo caótico, mas depois a vida começou a se encaixar. Juntos elaboramos um novo plano de vida que vem se encaixando a cada dia.
Você deve estar se perguntando. Mas o que isso tem a ver com o título? Tudo. Logo mais explicarei o você o que fiz para ser produtivo nesse momento conturbado.
Mas, voltando rapidamente ao assunto…
Posso afirmar a vocês que esse período tem sido um grande momento de reflexão e de repensar alguns conceitos de vida, trabalho, família, entre outras coisas. Me fez também repensar o modo no qual eu trabalhava, estudava, e sobre como buscava ser produtivo.
Lendo um post do grande Léo Babaula, do site Zen Habits, sobre criação de hábitos, verifiquei que poderia colocar em práticas conceitos simples, porém valiosos que mudariam completamente minha vida. Assim o fiz, coloquei-os em prática e fizeram me tornar muito mais focado e produtivo.
Quero hoje compartilhar alguns deles com você.
Vamos lá!!!
Como ser mais focado e produtivo
É isso que estamos procurando, mas com a idéia de que nem sempre vamos atingir esse ideal. Então como chegamos lá?
Para te ajudar, separei alguns antídotos para acabar com a sua falta de foco e produtividade.
1) Priorize tarefas de alto impacto
Em vez de nos apressarmos em fazer pequenas tarefas, responder e fazer trabalhos ocupados … podemos nos concentrar nas tarefas que realmente importam? Eles tendem a ser as tarefas mais assustadoras que estamos evitando.
Eles também tendem a ter um impacto maior nos resultados, nos projetos que importam, em nossa carreira, negócios e propósitos.
Portanto, o hábito é encontrar essas tarefas de alto impacto e realiza-las na maioria das vezes, com 80% do tempo, se possível.
Os outros 20% desse tempo deixarmos para o trabalho administrativo, como: leitura de mensagens, e-mails, fazer elaborar agenda de compromissos, entre outros. Devemos deixar de lado ou dizer não às tarefas que realmente não precisamos realizar, delegar aquelas que outras pessoas podem fazer e adiar as tarefas que não precisam ser realizadas hoje.
O importante é nos concentrar nas tarefas de alto impacto.
2) Conecte-se ao significado
Ao escolher cada tarefa, lembre-se do porquê disso. O que tem sentido nisso? A quem está servindo? Por que você se importa com isso?
É imprescindível que cada tarefa tenha um sentido. Sempre quando escolho as minhas tarefas, me lembro quais as pessoas que se beneficiarão com elas, e que elas são mais importantes do que a minha pequena preocupação e desconforto.
Portanto, conecte-se a ele ao escolher a tarefa e ao iniciá-la. Veja quanto tempo você pode permanecer conectado a isso ao executar a tarefa e continue voltando quando a esquecer.
3) Concentre-se em uma pequena tarefa de cada vez
Só podemos realmente executar uma tarefa por vez. E, no entanto, nossas mentes estão nas muitas que não estamos fazendo agora.
Dar algo a um foco total significa que você deixa de lado todos os outros que precisa fazer no momento e se torna completamente aqui com essa única tarefa.
Observe que eu disse uma “pequena tarefa” de cada vez. Se uma tarefa parecer assustadora, esmagadora, vale a pena transformá-la em uma tarefa menor.
Portanto, gaste seu foco, concentração e empenho em resolvê-la. Não tente pensar quão será trabalhoso e árduo a conclusão desta tarefa. Mas, como irá dispor o seu tempo, foco e concentração na resolução dela. Se for necessário faça-a em partes.
4) Deixe o discurso para que você possa se concentrar
Se você está sentindo medo, vergonha, oprimir, ansiedade, preocupação … isso é completamente natural.
Deixe-se sentir completamente por um momento. Mas então veja se você pode deixar de lado o discurso que está causando o medo.
Que discurso você está jogando na sua cabeça que está deixando você com medo? “Não consigo fazer isso a tempo de cumprir o prazo que eu estipulei para mim” ou “Todos vão achar terrível” ou “Se eu não fizer tudo na minha lista de tarefas, eles perderão o respeito para comigo”.
Esses não são necessariamente discursos falsos, mas com certeza machucam você, por mais verdade que sejam.
São discursos nos impedem de estar presentes, nos levando a pensar em outras coisas.
São discursos adicionam medo e preocupação à nossa experiência, o que dificulta o foco.
Então pense no discurso como uma bolha de sabão que você pode simplesmente estourar. Poooll! E se foi.
Agora esteja presente e concentre-se na pequena tarefa à sua frente, sem girar o discurso em sua cabeça.
É um lugar de paz, um lugar de foco.
5) Concentre-se com plena presença, gratidão e significado
Agora você está aqui em um lugar sem sua narrativa, em um lugar com significado, com presença total e foco em uma única pequena tarefa que importa.
Você pode sentir gratidão nesse foco?
Você pode estar totalmente presente com a tarefa?
Você pode sentir o significado?
Isso requer muita prática, é claro. Mas vale a pena.
Agora, vamos falar um pouco sobre como praticar isso, porque sem prática, isso é apenas um monte de palavras.
Colocando em à prática
A palavra-chave para mim é “MEMORIZAR”.
Podemos praticar esses antídotos em nossa vida diária, mas se não nos lembrarmos deles, como praticá-los?
Então, como nos lembrarmos?
Fica mais fácil com a prática, é claro. Porém no começo, temos que nos cutucar ou até mesmo um puxão de orelha, sempre que possível.
Ter lembretes digitais ou físicos, podem ser uma excelente ajuda. Por exemplo, você pode ter vários lembretes físicos, como:
- Um Post-it (Nota adesiva colorida) com apenas algumas palavras escritas;
- Um diário ou agenda onde você escreve suas tarefas mais importantes para o dia;
- Uma nota na tela de bloqueio do seu telefone;
- Notas adesivas colorida na tela inicial de seu desktop ou notebook
- Um lembrete de atenção plena no seu computador;
- Entre outros.
Lembre-se que sempre que você vê esses lembretes, há uma tentação de começar a ignorá-los.
Portanto, vá contra essa tentação e aceite o convite para praticar com significado, foco, gratidão, paz, presença plena.
Pratique repetidamente, até que se torne o padrão. Até que mude a maneira como você vive.
Eai, gostou desse artigo?
Conte-nos aqui na caixa de comentários.
Se esta mensagem foi importante para você, não deixe de compartilha-lá com seus amigos nas redes sociais. Nos ajude a multiplicar essa idéia.