Você já vivenciou com alguma destas duas situações no seu dia-a-dia, que o dificulta de obter melhores resultados?
– Eu não tem tempo para realizar todos os seus compromissos no dia, pois o dia é muito pequeno. Preciso de mais tempo para fazer tudo que preciso.
– Preciso obter mais resultados em meu trabalho, mas o tempo é o meio inimigo.
Creio que todos nós em algum momento de nossa vida vivenciamos alguma das situações acima descritas. Isso acontece porque nossos dias tendem, apressados , cheios de distrações e repletos de compromissos e obrigações, seja no trabalho ou em casa.
Essa chamada “pressão do dia-a-dia”, faz com que a grande maioria das pessoas tornem-se seres “altamentes estressados, improdutivos e pouco criativos”, fazendo com que empobreçam sua vida diária, ou seja, essas pessoas acabam trocando os hábitos saudáveis de vida que tinham (sair com os filhos, praticar esportes, ir ao cinema, etc.) por hábitos prejudiciais (preocupação com status social, preocupação em ganhar mais dinheiro, preocupação com o seu conforto, entre outros). Em sua grande maioria pessoas que trocam seus hábitos saudáveis por coisas que fazem prejudicar sua saúde acabam mais cedo ou mais adoecendo fisicamente e mentalmente.
Mas é a pergunta é…
E possível simplificar nossos dias através de regras simples que nos proporcione melhores resultados e mais qualidade de vida?
Não é tão difícil alcançar o equilíbrio entre Qualidade de vida X Mais Resultados. É necessário criar algumas regras em sua vida, pois facilitará o processo.
Segue então abaixo algumas regras para tornar o seu dia mais simples e obter melhores resultados. Vale a pena ressaltar que essas regras que descreverei abaixo serão apenas um norte para melhorar o seu dia-a-dia. Por isso é imprescindível que teste-as e caso necessário adapte-as.
# Regra 01 – Saiba o que é importante
A versão simples de simplificar é “Identificar o que é importante, e eliminar o resto.” Então, tome tempo para identificar as coisas mais importantes em sua vida ( Regra 4 e 5), e depois ajuste as demais, atividades, tarefas, projeto, reuniões e compromissos com essa lista.
Reserve também um tempo a cada dia para identificar as tarefas mais importantes (Regra 1 e 3), no início do dia. Você pode também fazer isso na noite que precede o dia seguinte.
# Regra 02 – Visualize seu dia perfeito
Fazer isto nos dias de hoje não é muito comum, pois este “dia perfeito” é não é tão fácil de se tornar realidade, pois é diferente para cada pessoa. Talvez para mim um dia perfeito pode significar, escrever algum texto, meditar, ou passar o dia todo com a minha família. Para outros pode ser, realizar um passeio, fazer um piquenique, pintar um quadro, concentrar-se nas coisas importantes de seu trabalho, entre outras.
O objetivo é que você entenda o que um dia simples significa para você. Tome então, alguns minutos do seu dia para visualizar o que realmente ele significa para você.
# Regra 03 – Diga não aos compromissos extra
Agora que você já identificou o que é importante, juntamente com o “dia perfeito”, é preciso começar a dizer “não” para as coisas que não estão na sua lista importante, e que estão no meio do dia perfeito.
Há algumas coisas importante que você deve levar em consideração na hora de dizer não para um compromisso tais como: participar no envolvimento de um projeto social, participar do treinamento de uma equipe, participar de eventos voltados para seu crescimento pessoal e profissional, etc.
Mesmo assim ao avaliar seus compromissos é imprescindível que você liste os mais importantes, pois não conseguirá realizar todos. Por isso é importante que avalie cada um deles e coloque em cada um deles as devidas prioridades. Ao fazer isso facilitará a sua tomada de decisões e poderá dizer “não” a pelo menos um deles.
# Regra 04 – Limite suas tarefas
Todas as manhãs, atualize a sua lista de tarefas mais importantes (utilize as regras 1 e 3). Liste as outras tarefas/compromissos que você gostaria de fazer. Diga não para alguns (as) deles (as).
Limite sua lista de tarefas por dia (Regra 5 e 7), sem contar as pequenas coisas, que você sempre faz. Lembre-se que ao limitar suas tarefas, você ajuda a se concentrar, e reconhece que você não vai fazer tudo em um dia.
# Regra 05 – Diga não para a distração do tempo.
Quando é que você vai fazer o seu trabalho mais importante? A maneira de organizar o seu tempo e retirar toda a distração é programá-lo. Elabore uma agenda determinando o tempo para cada atividade/compromisso.
Ex: Elaborar plano de reunião (01 hora), ou 08:00 as 09:00 – Elaborar plano de reunião.
Faça do seu compromisso algo sagrado. Se necessitar torne-se incomunicável. Feche a internet, desligue o celular, saia do facebook ou twitter.
Lembre-se: Faça somente as tarefas mais importantes. Se tiver tempo faça o restante.
# Regra 06 – Desacelere
Nós estamos sempre atarefados e assoberbados de afazeres e compromissos. Não tempo tempo algum para dar um “STOP”, ou seja um “PAUSE” em nossa rotina. Estamos sempre preocupados e ansiosos com o que necessitamos fazer. Vivemos uma vida frenética.
Ao invés de termos uma “vida frenética”, que tal desacelerar. A vida não vai cair ou desmoronar se você não estiver correndo atrás de uma tarefa para outra.
Você pode pausar, ter um momento para refletir, sorrir, desfrutar a tarefa atual antes de prosseguir.
# Regra 07 – Foque somente em uma única atividade
Pare com as multi-tarefas. Realize uma tarefa de cada vez, com foco total nessa tarefa. Coloque toda a sua atenção ao realizar alguma tarefa, é uma forma de meditação.
Tenha cuidado com os pensamentos vagos. Muitas vezes ficamos tão preocupados com as tarefas/compromissos que teremos ao longo do dia, gastando assim toda nossa energia nisso e não conseguimos nos concentrar naquilo que precisamos fazer naquele momento. Vale a pena ressaltar que quando você pratica e está de corpo presente na sua tarefa atual, o seu nível de resultado será muito melhor e seu dia será mais simples e agradável.
# Regra 08 – Faça uma lista de pequenas tarefas e realize-as de uma única vez
Faça uma lista de todas as atividades, tarefas e pequenos compromissos que tenha que realizar no dia e execute-os todos de uma única vez. Eles não devem ficar no caminho das tarefas mais importantes, pois eles fazem com que você perca tempo.
Sabemos que eles também são importantes e necessários, mas não podemos deixar que eles tomem conta de nosso dia. O conselho que lhes dou é que você deixe essas atividades, tarefas e compromissos para realizá-las no final do dia, quando a sua energia é menor.
Utilize sua melhor energia em fazer atividades, tarefas e compromissos de grande relevância.
# Regra 09 – Crie momentos/espaços entre as tarefas
Nós achamos o máximo empilhar todas nossas tarefas e reuniões em conjunto. Não gostamos de deixar espaço entre elas. Ficamos totalmente abarrotados de compromissos e não temos nem tempo de tomar um copo de água, dar uma esticada no corpo, ou darmos uma breve caminhada em nosso ambiente de trabalho. Achamos que estamos sendo produtivos, mas nos enganamos.
O espaço entre as coisas é tão importante quanto as próprias coisas. Deixe um pouco de espaço entre as reuniões, até mesmo tarefas.
Faça uma pausa para esticar, passear, pegar um copo de água, talvez fazer alguma meditação simples de respiração por um minuto ou dois. Aproveite o espaço. Quando você faz isso, você dá a oportunidade de seu cérebro organizar e guardar toda a informação captada nos seus devidos lugares. Você também da a oportunidade de seu cérebro relaxar um pouco, evitando assim o colapso de informações.
Nota: A principal fonte de referência para a elaboração deste artigo foi o texto “9 Rules for a Simpler Day”
Eai, o que achou desse artigo, ajudou você de alguma forma? Conte-nos aqui na caixa de comentários. Queremos saber qual foi sua experiência.
Forte abraço.
Se curtiu, não deixe de compartilhar com seus amigos.