O post de hoje é direcionado a pessoas que almejam alcançar resultados altamente fantásticos através dos seus estudos, porém não sabem por começar.
Você já imaginou ser aprovado naquele concurso público que tanto almeja (PRF, INSS, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça) , ou assumir aquele cargo de gestão na sua empresa tão concorrido?
Buscando otimizar meu tempo e obter melhores resultados, mergulhei a fundo com a missão de desvendar técnicas que permitisse a otimização do meu tempo e que maximizasse energia e foco nos meus estudos.
Nessa busca incansável pelo aumento da performance em meus grupos de estudos, encontrei 09 técnicas que ao serem aplicadas nos nas minhas leituras diárias, como também nos meus grupos de estudos, trouxeram resultados fantásticos, como ser aprovado em mais de 15 concursos e realizar leitura de livros, resenhas e fichamentos em tempo recorde. Abaixo compartilho cada uma delas.
Vamos lá…
#1) Escolha um assunto que lhe agrade
Esta dica vale também para quem deseja estudar para concursos. Não adianta nada passar horas e horas estudando algo que não goste, pois não terá aproveitamento algum. Ao invés do estudo ser algo prazeroso, será algo mutilador.
#2) Estabeleça horários e locais fixos
Organize estabelecendo um horário fixo para dedicar-se ao estudo. É importante que escolha um ambiente, tranquilo, organizado, ventilado e bem iluminado para que consiga obter bom rendimento.
#3) Desligue-se de tudo que está a sua volta
Para que consiga focar realmente nos estudos é preciso desconectar-se de tudo que possa lhe trazer qualquer distração. Então desligue o celular, tablets, TV e a Internet para não distrair-se e tirar o seu foco.
#4) Estabeleça momentos de descanso
Especialistas revelam que a concentração diminui a cada 50 minutos de estudos consecutivos. Por esse motivo eles recomendam, dar uma pausa a cada 10 minutos por hora para descansar. No momento de pausa, dê uma volta, tente alongar seu corpo e relaxá-lo. Você pode utilizar a técnica Promodoro para otimizar seus estudos. Basicamente a técnica consiste em períodos de 25 minutos de trabalho focado, chamados de “Pomodoro”, separados por pequenos intervalos. O método é baseado na idéia de que períodos definidos de alta concentração somados a intervalos pequenos e frequentes podem aumentar a agilidade mental. Eu particularmente fiz algumas adaptações da técnica original e venho tendo bons resultados os quais compartilho do artigo “Como aumentar a produtividade”
#5) Elabore o plano de estudo
Crie um planejamento estruturado do assunto que irá estudar. Isso ajudará a manter o foco. Elabora um plano de estudo prático e que não seja cansativo. Se o seu interesse é estudar para concursos é interessante focar um conteúdo de cada vez, para não tornar o estudo confuso.
#6) Mantenha disciplina
Muitas pessoas de forma errônea tendem nos intervalos entrar no facebook, twitter, checar e-mails para distrair, mas acabam tirando todo o foco, concentração e energia nos estudos, prejudicando assim seu rendimento. Por isso faça essas atividades somente quando terminar definitivamente seu horário de estudos.
#7) Crie instrumentos para ajudar a fixar o conteúdo estudado
Fazer exercícios práticos ajuda a testar o aprendizado. Outra alternativa é escrever com o fluxo da consciência. Após terminar o estudo diário, redija por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tem. Você pode utilizar também os mapas mentais como instrumentos de apoio, pois lhe ajudando a guardar todos os conteúdos que estudou. Veja aqui algumas ferramentas fantásticas.
#8) Estabeleça horários para alimentar-se e dormir
Estabeleça horários para dormir, acordar, almoçar, tomar lanche de tarde entre outros, pois uma boa alimentação e boas horas de sono ajudam na concentração e disposição para estudar.
#9) Respeite seus limites
O stress esgota a atividade dos neurônios, prejudicando assim significativamente no seu aprendizado. Por isso não exagere. Divirta-se de vez em quando, respeitando assim o seu planejamento.
Conclusão
Para alcançar a excelência é necessário, o treino, o esforço repetitivo da ação, a disciplina e a persistente.
Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.
Will Durant
Gostou do artigo? Se ele te ajudou você de alguma forma, conte-nos aqui na caixa de comentários
Se curtiu, não deixe de compartilhar com seus amigos.